Lançamentos de Livros
NECROALGORITMIZAÇÃO – NOTAS PARA DEFINIR O RACISMO ALGORÍTMICO
Júlio Araújo
Contato: araujo@ufc.br ; @araujo_jc
O racismo está nos algoritmos ou os algoritmos conforme programados fazem circular ideologias e discursos racistas? Júlio Araújo traz neste livro percursos teóricos, metodológicos e analíticos para compreendermos a articulação entre algoritmos e racismo no campo da linguagem.
Ao relacionar algoritmos, políticas de morte na perspectiva trazida por Achille Mbembe e racismo, Júlio Araújo nos convida a refletir sobre os efeitos da desumanização que esta tríade pode ocasionar em uma simples busca e colocar em circulação discursos que podem trazer efeitos que aprofundam certas dores. Por outro lado, tal conhecimento pode nos possibilitar entender como operam dispositivos como o racismo e a branquitude no mundo vasto da internet.

Necroalgoritmização: notas para definir o racismo algorítmico é um livro importante, pois nos convida a refletir sobre a relevância de conhecer os processos de políticas de morte e a computação, levando a luta antirracista para um campo cujas informações são pouco conhecidas. A obra é essencial para quem estuda o racismo em linguagem nas teias da internet.
Para adquirir esta grande obra, clique no link da Editora - Apenas R$ 63,20 (parcelados em até 3X)

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, LINGUAGENS E EDUCAÇÃO
Paulo Boa Sorte
A obra nos posiciona de maneira crítica, destacando especialmente como as máquinas aprendem e como, os campos das linguagens e da educação desempenham papéis essenciais na comunicação humana e na construção do conhecimento. O conflito principal surge da tensão entre as potencialidades tecnológicas e os desafios éticos e educativos. Será que as tecnologias, especialmente a lA generativa, estão verdadeiramente a serviço do humano, ou corremos o risco de nos tornarmos dependentes de algo que ainda não compreendemos plenamente?
As atitudes e posturas frente às tecnologias são discutidas de forma a iluminar as práticas educativas. Seja na promoção de multiletramentos ou na crítica às plataformas, o autor revela a complexidade de educar em tempos de transformações digitais.
A obra levanta questionamentos essenciais: como podemos garantir que o uso da lA seja ético? Quais são os impactos, em longo prazo, na educação e na formação de novas gerações? O autor nos convida a refletir sobre o futuro que estamos construindo com essas tecnologias.
O papel da educação na era da inteligência artificial é o ponto de chegada da obra. O autor desafia o leitor a considerar os beneficios, complexidades e dilemas éticos que surgem com essas tecnologias. A pergunta que fica é: estamos realmente preparados para enfrentar os desafios e as responsabilidades que o futuro nos reserva?
Para baixar a obra, clique AQUI

SEM CELULARES NAS ESCOLAS, E AGORA!?
Rodrigo Camargo Aragão, autor e organizador
Contato: aragaorc@gmail.com
Uma lei proibiu os celulares nas escolas… e agora?
Nesta coletânea, organizada pelo Prof. Rodrigo Aragão, pesquisadores de renome analisam criticamente essa lei e revelam como soluções simplistas podem aprofundar desigualdades e limitar o potencial das tecnologias digitais.
Os capítulos examinam os efeitos da hiperconectividade, os riscos da vigilância algorítmica, tensionam discursos normativos e, ao mesmo tempo, discutem as potências dos letramentos digitais e da aprendizagem móvel para construir escolas mais inclusivas, inovadoras e preparadas para os desafios de um mundo digitalizado.
Esta obra oferece alternativas pedagógicas e políticas para repensarmos se o caminho está em proibir para controlar ou educar para transformar.
Clique aqui para BAIXAR A COLETÂNEA.
SMART READING: BILINGUAL STRATEGIES TO LEARN BETTER
Climene Arruda e Reinildes Dias
Idealizado pela Profa. Climene Arruda e desenvolvido em parceria com a Profa. Reinildes Dias, SMART READING é uma proposta inovadora para o ensino bilíngue de leitura em inglês e em português para alunos da Educação Básica.
Trata-se de um e-book gratuito, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, com 10 módulos de aprendizagem que combinam a escrita com outros modos semióticos, a imagem (estática e em movimento), o som, as cores, a tipografia em seus recursos pedagógicos para que os alunos possam ler mais e melhor.

As duas professoras-pesquisadoras pretendem implementá-lo em escolas públicas brasileiras, a partir de 2026, na intenção de contribuir para um ensino bilíngue de qualidade nesses espaços de aprendizagem.
PARA BAIXAR O SMART READING, clique AQUI.

CICLO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE
Climene Arruda, Reinildes Dias e Raquel Rossini, organizadoras
O e-book gratuito, Ciclo de Formação em Educação Bilíngue, traz contribuições enriquecedoras para o tema bilinguismo, tendo em vista o espaço da educação básica brasileira.
Seus capítulos, de autoria do corpo docente do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Bilíngue, coordenado pela Profa. Climene Arruda, discutem temas como bilinguismo dinâmico, experiências significativas, a abordagem CLIL, tecnologias digitais, multimodalidade e impactos no ensino bilíngue além de aspectos relevantes sobre o “aprender a aprender” como molas propulsoras de uma aprendizagem holística.
Os temas, abordados em uma perspectiva crítico-reflexiva, podem contribuir para a formação de professores e professoras que atuam — ou desejam atuar — no contexto do ensino bilíngue em escolas brasileiras. Além disso, podem ser valiosos para coordenadores de curso, diretores, pedagogos e demais interessados na área.
PARA BAIXAR O e-BOOK GRATUITO, clique AQUI.
Acesse: https://aebfale.my.canva.site/
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS.
Conectando reflexões e contextos diversos
Aline Leontina Gonçalves Farias e Marcus de Souza Araújo, organizadores
Esta coletânea, organizada pela Profa. Aline Farias e pelo Prof. Marcus Araújo, ambos da UFPA, agrupam estudos realizados por pesquisadores que atuam na formação de professores de língua espanhola, língua francesa, língua inglesa e Libras. Ambos acreditam que a organização dos capítulos por língua reflete o compromisso com uma abordagem multilinguística e intercultural e ajuda também a pôr em evidência a pluralidade de perspectivas na formação do professor de línguas, ampliando as possibilidades de diálogo e cooperação entre os diferentes contextos educacionais.

Todos os capítulos desta grande obra, Formação de Professores de Línguas, conectando reflexões e contextos diversos, estimulam a pesquisa e a reflexão crítica como pilares da formação e contribuem de forma significativa para o debate e o avanço teórico-prático neste campo.
PARA BAIXAR O LIVRO clique aqui.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
PARA A CULTURA E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
v. 11 n. 27 (2025): Inteligência artificial
Júlio Araujo Rafael Vetromille-Castro e Luís Ferreira
Os professores universitários, Júlio Araujo Rafael Vetromille-Castro e Luís Ferreira, destacam, no prefácio deste dossiê, que “[a] inteligência artificial (IA) deixou de ser apenas uma inovação técnica para se tornar uma questão profundamente cultural, social e política. Seus algoritmos calculam, moldam visibilidades, organizam discursos e atravessam práticas educativas, midiáticas e institucionais com efeitos nem sempre visíveis à primeira vista. No campo da educação e da cultura, seus impactos oscilam entre a promessa de novos horizontes e o risco de aprofundamento das desigualdades.” Salientam eles que “[e]ste Dossiê̂ da Revista de Estudos de Cultura (REVEC) reúne uma constelação de textos que enfrentam tais dilemas, com múltiplas abordagens e vozes que tensionam, desconstroem e reinventam os sentidos da IA no século XXI.
PRÁTICAS DE ENSINO, TECNOLOGIAS DIGITAIS
E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Reinildes Dias e Ana Clara Gonçalves Alves De Meira, organizadoras
Prefaciado pela Profa. Claudia Hilsdorf Rocha, da UNICAMP, esta obra traz trabalhos acadêmicos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros na área de linguagem, especialmente focados no ensino e na formação de professores de línguas com forte apelo às tecnologias digitais e aos multiletramentos.
Conceitos relevantes que embasam os capítulos estão alinhados aos estudos recentes sobre a linguagem, assim evidenciados: multimodalidade, diversidades, inglês como língua franca e o impacto marcante das tecnologias digitais em todas as áreas da sociedade contemporânea, incluindo o ensino de línguas.

Discute e mostra “possibilidades de se apropriar dos recursos tecnológicos para estabelecer uma conexão entre professor e aluno e, simultaneamente, demonstrar como as tecnologias digitais podem contribuir para um processo de ensino-aprendizagem significativo para docentes e estudantes”.
Para adquirir a obra, clique AQUI







